↧
Confira as ofertas da semana do Supermercados Paulistano
↧
Regiane Mazzer é exonerada e Anderson Luiz assume a pasta de Cultura e Turismo
Antes de completar apenas um ano e meio de governo, esta é a sexta troca de secretário na administração de Toninho da Padaria
Marcos Aurélio Soares (DEM), prefeito em exercício, anunciou na tarde desta terça-feira (13) Anderson Luiz como novo secretário de cultura e turismo.
Ele assume a pasta em substituição a cineasta Regiane Mazzer, exonerada na manhã de segunda-feira, que por sua vez havia assumido o cargo em fevereiro em substituição a Guto Carvalho.
Anderson Luiz tem 38 anos, é radialista e gestor de recursos humanos, e atualmente ocupava o cargo de diretor de relações institucionais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – de onde pediu exoneração na terça-feira para assumir a Sectur.
O novo secretário disse que seus objetivos serão dar sequência e intensificar os projetos em andamento, como as oficinas culturais, a feira noturna e o MIT (Município de Interesse Turístico), e implantar novas ações culturais, como a Banda Marcial de Pilar do Sul.
“A questão chave será descentralização. Quero levar projetos culturais para os bairros”, disse o novo secretário. “Quero dialogar com os atores culturais do município, com as entidades e a sociedade civil para estabelecer parcerias com todos os setores”, completou.
“Parabenizo os secretários que me antecederam na Sectur e quero contar com o apoio deles. O que vou fazer na verdade é dar sequência ao que eles fizeram. E eu quero fazer o melhor para o meu município”, concluiu.
Anderson Luiz foi chefe de cultura na Sectur entre os anos 2005 e 2007 e, entre outras ações, ajudou implantar o Projeto Guri e as oficinas culturais.
Com a exoneração de Regiane Mazzer subiu para seis os secretários substituídos na gestão de Toninho da Padaria (DEM), antes mesmo de completar apenas um ano e meio de governo.
Antes de Regiane, Aldovir Gori (agricultura), Guto Carvalho (cultura e turismo), Valdenise Barros, Miriam Cavalcante e Jean Rodrigues (todos da saúde), pediram exoneração dos cargos.
![]() |
Marcos Aurélio, prefeito em exercício, e Anderson Luiz / Foto: Divulgação / Prefeitura de Pilar do Sul. |
↧
↧
Prefeito sai de férias e Marquinho assume a prefeitura de Pilar do Sul
O vice-prefeito comandará a prefeitura por 15 dias, durante as férias de Toninho da Padaria (DEM)
O vice-prefeito Marco Aurélio Soares (DEM), o “Marquinho da Auto Escola”, assumiu interinamente o cargo de prefeito de Pilar do Sul na segunda-feira (11).
A transmissão do cargo ocorreu na última sexta-feira e Marquinho ficará na função por um período de 15 dias durante as férias do prefeito Antonio José Pereira, até 25 de junho.
Através do decreto 3471/2018, Toninho da Padaria passou todas as atribuições ao vice-prefeito, como assinatura de convênios, termo de aditamento contratual, termo de ajuste de conduta, editais de licitação, portarias, cheques de pagamentos, decretos, contratos e demais atos inerentes ao cargo.
Com informações do Jornal Terra.
![]() |
Marquinho assume lugar de Toninho da Padaria / Foto: Jornal Terra / Sérgio Takamune |
↧
NOTA DE FALECIMENTO: João Pedro Fioravante
↧
‘Surpresa’, diz Regiane Mazzer sobre exoneração da Cultura
Prefeitura não explica dispensa da ex-secretária e Clayton Machado nega qualquer interferência no episódio
“Recebi com surpresa, não havia nada que justificasse a decisão”, disse a cineasta Regiane Mazzer sobre a sua precoce exoneração da Secretaria de Cultura e Turismo, ocorrida na última segunda-feira (11), por iniciativa do vice-prefeito Marco Aurélio Soares (Marquinho da Auto Escola). O radialista e gestor de RH Anderson Luiz foi anunciado como novo titular da pasta (leia aqui).
Regiane Mazzer estava no cargo havia apenas quatro meses e sua demissão teria ocorrido após um desentendimento com o vereador Clayton Machado (PSDB), que nega qualquer envolvimento com o caso.
Regiane Mazzer estava no cargo havia apenas quatro meses e sua demissão teria ocorrido após um desentendimento com o vereador Clayton Machado (PSDB), que nega qualquer envolvimento com o caso.
“Até porque sou da bancada de oposição ao prefeito, não sou do executivo, e não tenho esse poder, essa força de demitir, ou pedir que se demita alguém. O que eu fiz foi uma indicação para contratação de monitores turísticos e, exercendo minha função de vereador, expus posições sobre o que precisava melhorar no setor de turismo”, disse Clayton. “Eu, assim como outros vereadores, já tive discordância com outros secretários por assuntos relevantes ao município e não aconteceu nenhuma exoneração por conta disso”.
Procurado pela reportagem do portal Pilar News, Marquinho da Auto Escola, prefeito em exercício durante o período de férias de Toninho da Padaria (DEM), não quis detalhar a motivação da exoneração de Regiane Mazzer, se limitando a informar penas que a dispensa ocorreu dentro de um processo de “reformas administrativas e políticas”em curso na administração. Veja abaixo a íntegra da nota:
“O governo de Toninho da Padaria vem a público explanar sobre possíveis mudanças que o executivo está pensando em fazer reformas administrativas e políticas para dar um choque na administração, independente de uma ou outra secretaria. A política de um modo geral necessita que se sempre se faça reformas para o melhor andamento da máquina pública. Está havendo várias reuniões para se adequar ao novo nomeado (Anderson Luiz) para a secretaria de cultura e turismo”.
Em entrevista ao Pilar News, Regiane Mazzer falou sobre sua demissão:
Pilar News - Como você recebeu o comunicado da sua dispensa?
Regiane Mazzer - Recebi com surpresa, não havia nada que justiçasse a decisão. Fui informada por meio do secretário de RH (José Carlos Pereira).
PN - O que motivou sua saída?
Regiane - Para mim foi dito apenas que um vereador não gostou da forma como o tratei. E que isso gerou indisposição política.
PN - Teve algum problema com algum vereador ou outra autoridade?
Regiane – Sim. O vereador em questão falou inverdades sobre o trabalho que a secretaria vinha desenvolvendo. Por exemplo, disse que havíamos desistido do MIT e que o município tinha perdido essa chance, quando na verdade, o município tinha acabado de dar mais um passo, naquele mesmo dia, e entrar para análise na Secretaria de Turismo do Estado. Fiquei indignada, pois além de nunca acompanhar nosso trabalho, ele estava faltando com a verdade para os cidadãos que lotavam a casa naquele dia, consequentemente desmoralizando a minha atividade e desrespeitando as ações do Conselho de Turismo que é formado pela comunidade.
PN – Que balanço faz de sua gestão a frente da Sectur nestes 4 meses?
Regiane - Logo na minha entrada fiz questão de explicar que eu vinha da iniciativa privada, de uma empresa de ponta e que o maior desafio seria inserir um modo de trabalho eficaz e com planejamento.
Logo de cara precisei organizar quatro eventos, um em cada fim de semana: carnaval, desfile da rainha da Feaps, Feaps e inauguração da Feira Noturna. Na sequencia foi entender as linhas de ação e planejar.
Nesse tempo iniciamos as oficinas culturais, as parcerias com diversos agrupamentos, os eventos do calendário tradicional, as articulações com os conselhos de turismo e o de cultura, acompanhamento do MIT, apontamentos para reforma do centro comunitário, proposta para reforma da biblioteca, diálogos com a Suzano sobre a Fazenda Vitoria, inicio de diagnostico sobre a Água Santa, enfim, muito trabalho em desenvolvimento que ainda não estavam à vista da população.
A intenção era fortalecer plenamente os conselhos para que eles participassem ativamente nas ações públicas e desta forma não ficarem sujeitos ao bel prazer dos secretários que viessem a suceder nas próximas gestões. Esta era uma proposta ousada, no entanto, exequível. É uma pena que a velha política ainda reine, mas acredito que as pessoas que acompanharam a atividade entenderam o recado e a possibilidade.
Agradeço a todos que caminharam juntos e vislumbraram as mudanças, ao amigo César Augusto que deixou raízes e trilhas fortes para a sequência do trabalho.
![]() |
Regiane e Toninho da Padaria / Foto: Divulgação / Prefeitura de Pilar do Sul. |
↧
↧
NOTA DE FALECIMENTO: Floriza Vieira
↧
Termina dia 30 o prazo de alistamento militar para jovens nascidos em 2000
Todos os brasileiros do sexo masculino que fazem 18 anos neste ano devem se alistar. Se perder o prazo, o jovem deve pagar uma multa.
![]() |
Divulgação. |
Os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2018 (nascidos em 2000) já podem realizar o alistamento militar. De 1º de janeiro até 30 de junho, é possível cumprir com a obrigação diretamente na Junta de Serviço Militar do município ou pelo site www.alistamento.eb.mil.br
Para se alistar no site, o cidadão precisa apenas possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um endereço de e-mail ativo, para depois preencher os dados pessoais. Após efetuar o alistamento online o cidadão deverá imprimir o comprovante de alistamento e dirigir-se até a Junta de Serviço Militar na área de sua residência para finalizar o processo e receber o seu certificado definitivo, que será emitido após o pagamento da taxa militar obrigatória cuja guia de recolhimento será emitida na própria Junta de Serviço Militar.
Uma vez feito o alistamento, o jovem recebe um número de registro de alistamento no Certificado de Alistamento Militar (CAM).
O alistamento Militar é um ato obrigatório, cujo descumprimento pode acarretar contratempos para o cidadão, não podendo se matricular em qualquer estabelecimento de ensino; obter passaporte ou prorrogar a validade do documento; ser empregado em empresas ou exercer cargo público; prestar concursos; obter carteira profissional e registro de diploma de profissões liberais; entre outros impedimentos.
A Junta de Serviço Militar de Pilar do Sul está localizada na avenida Antonio Lacerda, 308 (anexo ao PAT/DETRAN).
O atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas.
Para mais informações e dúvidas, o telefone é o 3278-2084.
↧
Começa hoje e vai até segunda a 70ª Festa do Asilo
Tem início nesta sexta-feira (15) a 70ª Festa do Lar dos Velhinhos, beneficente a Associação Beneficente Bom Jesus, mantenedora do Asilo.
A abertura oficial será às 20 horas com o levantamento do mastro, apresentação da Banda Lira Pilarense e início da quermesse, com barracas típicas. A atração musical será com a dupla Flávia & Marcos, a partir das 21h30.
No sábado (16) às 19 horas haverá culto das igrejas Presbiterianas Independentes e às 21h30 show com o Grupo Chão Batido.
No domingo a programação estará recheada de atrações. Logo pela manhã, às 8h, haverá missa da Igreja Católica e em seguida roleta dos assados e o passeio ciclístico.
Ainda no domingo, às 11h30, almoço com a deliciosa costela de chão por apenas R$ 25 por pessoa. O cardápio inclui ainda arroz branco, feijão gordo, linguiça, farofa e vinagrete.
Após o almoço acontece o leilão de gados e prendas e à noite, 20h, sorteio dos 10 prêmios da Ação Beneficente, entre eles um carro Fiat Mobi 0km, uma geladeira e uma TV 32’.
A tradicional festa termina na segunda-feira (18) com o Leilão dos Ariados, a partir das 19h.
O recinto de festas do Lar dos Velhinhos fica localizado na Rua D. Lúcio Antunes de Souza, 660.
↧
NOTA DE FALECIMENTO: Aldivino Marques
↧
↧
Farmácia e loja são assaltadas por dupla encapuzada e armada
No início da noite deste sábado (16), por volta de 19h, dois indivíduos assaltaram uma farmácia na avenida Papa João XXIII, no bairro Campo Grande.
Os ladrões utilizavam o capuz da blusa para cobrir os rostos e um deles estava armado com uma arma de fogo. Após ameaçar as vítimas, os bandidos subtraíram R$ 700 que havia no caixa e fugiram.
O outro assalto aconteceu na terça-feira (12), por volta de 18h, em uma loja de variedades na avenida Antonio Lacerda, Jardim Nova Pilar.
Dois ladrões, um deles com arma de fogo e também cobrindo os rostos com capuz, renderam o comerciante e roubaram R$ 170 em dinheiro que havia no caixa e fugiram.
Em ambos os casos a Polícia Militar foi acionada e compareceu rapidamente aos locais. Os policiais realizaram buscas, mas os criminosos não foram encontrados.
↧
NOTA DE FALECIMENTO: Waldemar Joaquim Duarte
↧
Lar dos Velhinhos divulga os ganhadores dos prêmios da Ação Beneficente
Foi realizado na noite deste domingo (17) o sorteio dos prêmios da Ação Beneficente da 70ª Festa do Asilo. Confira a relação dos ganhadores:
1° premio Fiat Mobi - Bilhete 2470 - João Batista de Oliveira (João Leite) - bolão - Pilar do Sul
2° Geladeira - 0791 - Wilson de Araujo Oliveira - Pilar do Sul
3° TV 32" - 0351 - Kaique Nunes de Oliveira - bolão - Meia Légua
4° Mini System - 0703 - Floriza Loureiro Dinis - Sorocaba - Trujilo
5° Tanquinho - 9380 - Lauro de Goes Vieira - Tapiraí - Bairro dos Goes
6° Lav. de pressão - 5019 - Rode Queiroz Pereira de Oliveira - Nova Pilar I
7° Fogão - 4756 - Adilson Venâncio - Jd. Marajoara
8° Tanquinho - 8462 - José Carlos Oliveira - Sarapuí - Vila Nova Esperança
9° Maquita - Bilhete 6937 - Vânia Dias de Oliveira Rodrigues - Vila São Manuel
10° Tanquinho - Bilhete 0026 - Lilian Proença Quevedo Rosa - Jd. Marajoara
A diretoria da Associação Beneficente Bom Jesus, os organizadores e festeiros agradecem a participação e colaboração e todos na da 70ª Festa em prol ao Lar dos Velhinhos.
↧
Empresário de Tapiraí fica gravemente ferido em acidente em Pilar do Sul
Motorista perdeu controle, bateu em um barranco e capotou na SP-250, perto do trevo do Pombal
O empresário do ramo agrícola Umeharo Yamanaka, de 52 anos, ficou gravemente ferido em acidente ocorrido por volta de 14 horas desta segunda-feira (18) na rodovia Nestor Fogaça (SP-250), altura do quilômetro 149, próximo ao trevo de acesso ao bairro do Pombal.
Segundo o apurado no local, o motorista perdeu o controle de direção do veículo GM Corsa Sedan, saiu da pista, bateu em um barranco e capotou diversas vezes. O carro ficou tombado no meio da pista, com as rodas para o alto.
O empresário, que reside em Tapiraí-SP, ficou gravemente ferido e foi incialmente atendido por populares, que acionaram o SAMU que o socorreu à Santa Casa, onde ficou constatado traumatismo craniano, além de lesões no tórax. Devida a gravidade, no início da noite, ele foi transferido para o Hospital Evangélico de Sorocaba.
A Polícia Rodoviária da base de Piedade-SP e a equipe do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) atenderam a ocorrência, sinalizando a via e orientando o trânsito que precisou ser interrompido nos dois sentidos para o socorro da vítima e a retirada do veículo.
Fotos: Eliel Brisola / Cortesia / Pilar News.
↧
↧
NOTA DE FALECIMENTO: Francisco Compani (Chicão)
Nota de Falecimento:
↧
Nesta quinta tem exames de vista no Sindicato dos Trabalhadores Rurais
↧
Dois homens são detidos suspeitos de furto de óleo diesel de ônibus escolar da Prefeitura
![]() |
Foto: Reprodução / Google Street View. |
Dois homens de 23 e 34 anos foram detidos na tarde desta segunda-feira (18) suspeitos de envolvimento em furto de óleo diesel de ônibus escolar da Secretaria de Educação de Pilar do Sul.
O caso começou a ser desvendado pela manhã quando os funcionários do setor chegaram para trabalhar e perceberam manchas de óleo diesel no chão e que alguém havia mexido no tanque de combustível de um dos ônibus.
A Polícia Militar foi acionada e uma equipe com o cabo Paulo Sérgio e soldado Washington se deslocou para o local.
Ao seguir as marcas deixadas no chão, os policiais chegaram a casa do caseiro, localizada dentro da própria Secretaria de Educação.
Detido, o caseiro confessou ter furtado o combustível dos ônibus em duas ocasiões, nos dias 16 e 17 de junho, e ter revendido para um caminhoneiro no bairro Santa Cecília.
O homem levou os policiais até o caminhoneiro que, ao ser detido, confessou ter comprado 40 litros de óleo diesel por R$ 60 e abastecido seu caminhão.
Ambos foram conduzidos à delegacia e apresentados ao delegado Milton Andreoli que, como já não havia mais o flagrante nem a materialidade delitiva do crime, indiciou o caseiro por furto e o caminhoneiro por receptação. Ambos responderão o inquérito em liberdade.
O caminhoneiro se dispôs a comprar 40 litros de óleo diesel e restituir a Prefeitura. No mesmo dia o combustível foi entregue ao encarregado do setor e devolvido ao tanque do ônibus escolar.
Procurada, a Prefeitura de Pilar do Sul informou que ainda não tem um posicionamento oficial sobre o ocorrido, mas que o setor jurídico está analisando e as medidas cabíveis legais que poderá adotar sobre o caso.
↧
Câmara Municipal realiza sessão ordinária nesta terça-feira
A sessão começa as 19h30, a entrada é franca para que todos possam acompanhar o trabalho dos vereadores
![]() |
Foto: Sérgio Santos. |
A Câmara Municipal de Pilar do Sul realiza na noite desta terça-feira, 19 de junho, a partir das 19h30, no plenário Orlando Estevão de Oliveira, a 18ª sessão ordinária de 2018.
Segundo a pauta divulgada pela secretaria da Câmara, serão apresentados quatro projetos de leis e uma resolução. Ainda no expediente serão apreciados cinco requerimentos, 20 indicações e duas moções de aplausos.
Na ordem do dia apenas um projeto de lei será votado. De autoria do executivo, o PL 0039/2018 autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente e dá outras providências.
A sessão será presidida pela presidente Karla Pagianotto (PSDB) e deverá contar com todos os 11 vereadores.
A câmara fica localizada na rua Coronel Moraes Cunha, 457, centro. A sessão começa as 19h30 e a entrada é franca.
↧
↧
Polícia prende trio suspeito de assaltar comércios em Pilar do Sul
![]() |
Foto: Sérgio Santos / Arquivo. |
Três indivíduos foram presos nesta terça-feira (19) suspeitos de assaltar uma farmácia, uma loja de variedades, uma lanchonete e um casal de comerciantes em Pilar do Sul.
O último roubo aconteceu na noite de segunda-feira (18) em uma lanchonete no Jardim Marajoara. Encapuzados e armados, três bandidos agiram com violência, agredindo uma mulher com chutes e coronhada de revólver na cabeça, e roubaram um celular Samsung J5 e R$ 330 em dinheiro.
Desde o início dos roubos, há duas semanas, as polícias Militar e Civil vinham investigando os casos e, após análise de câmeras de segurança, relato de testemunhas e denúncias, identificou os suspeitos.
Segundo o boletim de ocorrência, hoje pela manhã policiais militares se deslocavam para averiguar a casa de um dos suspeitos no bairro da Lavrinha e nas imediações avistaram dois deles, Nilton da Silva Garcia, de 23 anos e Mário Sérgio da Silva Paula, de 27.
A dupla foi detida e durante a revista pessoal os policiais encontraram com um deles o celular roubado na noite anterior na lanchonete.
A dupla foi conduzida à Delegacia onde, de acordo com a polícia, Nilton confessou a participação no assalto da lanchonete e da farmácia e apontou outro comparsa.
Os policiais militares, sargento Rossi, cabo Sandro, soldados Joaquim e Júlio, em companhia de investigadores da Polícia Civil, Gustavo, Edison e Reinaldo, diligenciaram até a casa do suspeito Wellington da Silva Paula, 23, e o deteve.
De volta a Delegacia, diante das evidências, do reconhecimento das vítimas e da confissão dos criminosos, o delegado Milton Andreoli autuou o trio em flagrante por roubo e formação de quadrilha.
Nilton da Silva Garcia, que reside no bairro da Lavrinha, e os primos Mário Sérgio da Silva Paula e Wellington da Silva Paula, ambos residem no bairro Santa Cecília, foram recolhidos a cadeia local, permanecendo a disposição da justiça, ou até a audiência de custódia, que deverá ser realizada nesta quarta-feira.
![]() |
Os primos Wellington e Mário da Silva Paula e Nilton da Silva Garcia / Foto: Divulgação. |
↧
NOTA DE FALECIMENTO: Iza de Góes Vieira
↧
Inscrições abertas para os cursos de música do Projeto Guri
O Projeto Guri está com inscrições abertas para cursos gratuitos de canto coral, cavaquinho, percussão, iniciação musical e violão para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos (incompleto). As aulas serão no período da tarde.
O período de inscrição vai de 18 à 29 de junho e deve ser feita às quartas e sextas-feiras das 8h às 11h30 e das 13h às 17h na sede do Polo Guri de Pilar do Sul, no Centro Comunitário, na rua Major Euzébio de Moraes Cunha, 297. Mais informações pelo telefone: (15) 3278-3676.
Para efetuar a matrícula é necessário comparecer acompanhado do pai ou responsável, portando cópias do RG ou certidão de nascimento, comprovante de matrícula escolar, comprovante de endereço, foto 3x4 e RG do responsável.
Não é necessário ter o instrumento nem conhecimento prévio de música.
↧